quinta-feira, 3 de março de 2011

INVEJA

Ninguém está livre de ser vitíma. Baste ter algo que chame a atenção ou que não seja comum a todos. Pode ser um bem material, uma qualidade pessoal, um atributo físico ou até mesmo um relacionamento bem sucedido, seja ele de amizade, namoro ou profissional. E não confunda admiração com inveja, pois  admiração é sentir prazer e respeito diante de algo bom que a outra pessoa tenha ou seja. Já a inveja, é querer SER ou TER exatamente o que é do outro, de maneira egocêntrica.

A inveja é um sentimento muito perigoso, as vezes até destrutivo. O invejoso é um ser de baixo auto-estima, com complexo de inferioridade que não está satisfeito com sua própria vida, seu corpo, sua personalidade e aí acha que a culpa por tal insatisfação é SUA.
Se ele não tem a casa grande, o carro bonito como o seu, a inteligência notável que elogiam, ou quem sabe o emprego bem remunerado e o namorado(a) apaixonado que é todo seu, ele acha que a culpa é SUA. E que por isso você deve ser punido. Como? Tirando ou destruindo tudo que é SEU.

Essas pessoas não sabem o que é batalhar por um emprego melhor, ou ralar a semana inteira incluindo os fins de semana para comprar algo que se deseja há um tempão, ou ter autenticidade para sustentar uma personalidade, ou então ter a sorte de ser amada por alguém especial (porque amor é sorte, você não obriga ninguém a te amar). Tem coisas na vida que só depende da gente conseguir, é só correr atrás e dar o seu melhor, mas tem gente que não tira o rabo(desculpem o termo, mas só falando assim) da cadeira pra fazer nada e ainda quer conquistar alguma coisa??? Faça-me o favor né!

Tem gente que não busca se conhecer como pessoa, não assume seus defeitos e não valoriza suas qualidades, aí quando vê alguém que faz o oposto, resolve que aquilo ou aquela pessoa sempre foi TUDO que ela quis ser. A pessoa invejosa vê que seu romance vai de vento e polpa, e ela não consegue arrumar ninguém, ou tem alguém que não a trata como o SEU companheiro te trata, aí ferrou, ela acha que ele é a pessoa, a ÚNICA que pode amá-la e faze-la feliz como faz a VOCÊ.


Tão entendendo como a pessoa invejosa pensa(ou não pensa)? Ela nunca para pra pensar se o motivo dela não ter determinada coisa é porque ela não se dedicou o bastante, ou se ela não é de determinada forma porque é natural das pessoas serem diferentes umas das outras e cada um deve se valorizar do jeito que é e se destacar justamente por isso, ou se ela não foi correspondida por tal pessoa da tal maneira que ela queria porque simplesmente NÃO FOI e ponto. E que nada disso é culpa SUA.

Muitas vezes somos vítimas de pessoas BEM próximas a gente como vizinhos(ô raça fofoqueira e invejosa), parentes(sempre tem um, unzinho que seja), e amigos(cuidado com esses tipos de "amigos") que sempre fazem questão de saber de tudo da sua vida, as vezes nos mínimos detalhes, só pra ficarem de boa pra dar o bote na hora certa, esses dizem que torcem por você, e TORCEM mesmo, só que CONTRA. Tem também os invejosos "desconhecidos", esses que não sabem nem de onde você veio, mas adoram fuxicar seu orkut ou Facebook só pra saber a quantas anda a sua vida pessoal e amorosa.

Repare o invejoso quando você diz que tem tal plano...ele nunca diz de imediato: Vai dar certo! Ele sempre solta um "será que isso vai funcionar?" ou "ai, você não acha isso muito complicado não?", os motivos pra ele dizer isso você já sabe né?! É claro, que é pra você desistir e ser igual a ele = NADA. Ou então ele roubar sua idéia e correr na sua frente pra fazer.

Mas é só você ficar de olho bem aberto com os INVEJOSOS e evitar contar muito da sua vida pra eles, evitar declarar seus planos antes que sejam relizados, ou até mesmo depois, pois você corre um GRANDE risco em contar(é melhor não arriscar). Também não deixe de fazer, de ser, de buscar por OLHO GRANDE alheio não. DANE-SE quem se sentir inferior! A culpa não é MINHA, nem SUA! A culpa é de quem não luta por nada, é de quem não para de olhar pros outros em vez de olhar pra si, a culpa é de quem não tem talento ou não descobriu um.

E pra quem deseja mal a quem te quer mal, faz isso não...é puro desperdício!
Apenas deseje a ela TUDO em DOBRO do que ela te desejar!!! ^_^
Simples não?! Rsrs


Lívia Soares


“O ódio espuma. A preguiça se derrama. A gula engorda. A avareza acumula. A luxúria se oferece. O orgulho brilha. Só a inveja se esconde.”

(Zeunir Ventura)